top of page

Deleuze: cinema e pensamento

Com forte influência do bergsonismo, Deleuze parte das reflexões de Bergson a respeito do movimento, em “A evolução criadora”, e da imagem, em “Matéria e memória”, com a finalidade de estabeler uma taxonomia das imagens produzidas pelo cinema. 

Em seus dois livros dedicados à sétima arte, o filósofo estabelece a diferença entre dois regimes de imagens diversos: o regime das imagens-movimento (cinema clássico) e o regime das imagens-tempo (cinema moderno). Em suas análises, problematiza, ainda, um certa imagem dogmática do pensamento, um problema recorrente em sua obra.

Nesse agenciamento entre filosofia e cinema, o que Deleuze busca é tencionar o seu próprio pensamento a partir de problemas comuns aos dois campos. Se distanciando  de um uso moral do cinema, que costuma fazer dos filmes exemplos a serviço de postulados teóricos. 

Neste curso, visitaremos conceitos e obras cinematográficas presentes nesses dois livros, a fim de ter uma ideia mais ampla do que é o próprio cinema em sua prática e em sua potência de fazer pensar.

Cronograma

O curso será dividido em 14 Aulas. Serão 14 encontros online - um por semana -, via google meet, nos quais apresentaremos os seguintes temas:

Aula 1: Dois sistemas de imagem: a imagem-percepção


Aula 2: O cinema e o movimento intensivo: a imagem-afecção.


Aula 3: O naturalismo e a imagem-pulsão.


Aula 4: Representação orgânica: a imagem-ação.

Aula 5: Tempo e montagem no cinema clássico. 

Aula 6: Hitchcock e a imagem-mental: a crise da imagem-ação.


Aula 7: Ruptura da ação: as situações ópticas e sonoras puras.


Aula 8: Bergsonismo: a relação entre corpo e subjetividade.


Aula 9: A civilização do clichê: o que há de oculto nas imagens?


Aula 10: A imagem-lembrança e a imagem-sonho.

Aula 11: A imagem-cristal: as pontas de presente e 
os lençóis de passado.


Aula 12: O devir como potência do falso.


Aula 13: Pensar por imagens: o pensamento e o cinema.


Aula 14: O ato de fala e a montagem no cinema 
moderno.

A apresentação dos conceitos é acompanhada da exibição dos trechos de filmes citados por Deleuze, o que possibilita uma compreensão mais plena dos conceitos criados pelo filósofo. Além disso, as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para os alunos durante um ano.

Trechos do último curso

Deleuze

Deleuze

Deleuze
Buscar vídeo...
A imagem-percepção

A imagem-percepção

01:00
Reproduzir vídeo
A imagem-afecção

A imagem-afecção

00:59
Reproduzir vídeo
A imagem-ação

A imagem-ação

00:59
Reproduzir vídeo

Inscrição

Para se inscrever no curso siga as seguintes instruções

 

Valor: R$ 220,00

 

Faça o pagamento através de algum dos meios:

Via CHAVE PIX 

caioresende23@gmail.com

​Envie o comprovante para o e-mail acima

 

Pagamento via ASAAS dividido em até 6x sem juros (enviar o comprovante para o e-mail citado):

CAIO RESENDE

Poeta, letrista, diretor e roteirista, graduado em cinema pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trabalhou na série televisiva ‘Sertão de Dentro’ e no longa-metragem ‘Sertânia’, do cineasta Geraldo Sarno; além disso, fez parte da curadoria do Festival do Filme Insurgente, CINECIPÓ – BH. Como roteirista, trabalhou no filme ‘Tragédia do Tamanduá’ (Cannes, 2011), do diretor George Neri e no longa-metragem ‘Dois Sertões’, selecionado pelo Festival do Rio de 2023, pela Mostra Internacional de São Paulo e vencedor do Prêmio Especial do Júri no Panorama Internacional Coisa de Cinema, filme em que também assina a direção. Em literatura, publicou em meios digitais e impressos, tais como a Germina – Revista de Literatura & Arte – e a revista Veneta. Em 2017, publicou o livro de poemas ‘O outro lado da chuva’, lançado na Casa das Rosas; em 2021, fez parte do livro ‘Memória, Pensamento e Criação no Cinema Brasileiro’, organizado pelo filósofo Auterives Marciel. Desde 2015, de maneira esporádica, oferece cursos, aulas e palestras sobre cinema e filosofia.

bottom of page